Reuniões nos locais de trabalho

Para mobilizar os servidores em seus locais de trabalho, a nova Direção do SINTESPE está prosseguindo com as visitas em todas as regiões. Além das reivindicações que integram a Campanha Salarial, também vem sendo levantadas questões que dizem respeito aos direitos que o governo não vem respeitando.

O corte geral do pagamento da Gratificação de Insalubridade é um dos absurdos que vem acontecendo no ex-DEINFRA, sendo determinada pelo Secretário da Infraestrutura, sem qualquer base legal. O Secretário tem autoridade legal para simplesmente cortar a gratificação que o servidor vinha recebendo por força de laudo pericial que determinou o seu pagamento. Há situações comprovadas de servidores que ingressaram com pedido de aposentadoria há cinco meses (já recebendo o Abono de Permanência). Os pedidos continuam engavetados na SIE. Três meses depois, ainda trabalhando, receberam a notícia do corte do benefício. A legislação determina prazo de até 60 dias para manifestação quanto ao pedido de aposentadoria, fato ignorado pelo Estado.

O assédio moral é outra constatação em vários Órgãos. Mesmo sendo uma exceção, há relatos de um patrulhamento constante para atingir determinados servidores. Cabe ao agente público ler e aplicar o Estatuto dos Servidores, seja nos direitos ou deveres, mas sem autoritarismo. O código militar não se aplica ao servidor público civil.

A nova Direção do SINTESPE assumiu o compromisso de propiciar maior transparência e mais atenção ao que se passa no ambiente de trabalho, indistintamente. O Sindicato está priorizando as reivindicações, a união e a organização da categoria pelos seus direitos, na defesa do serviço público e se fará presente em todas as regiões.

1) Deinfra – Bom Retiro; 2) CEDUP – Água Doce; 3) Sine – Araranguá; 4) CEDUP – Criciúma; 5) Deinfra – Araranguá; 6) ADR – Araranguá; 7) Iprev – Araranguá

Registros: Com casa cheia, no dia 9, às 12:00 horas, a reunião aconteceu no Município de Bom Retiro, onde trabalham os servidores do ex-DEINFRA. Com a presença do presidente do presidente do SINTESPE, Antîonio Battisti, do Secretário Sindical, Maurino Silva e do Ary, representante de base (1).  No dia 13, foi a vez de Reinaldo Araldi, Secretário Adjunto de Organização e Relações Sindicais, em reunião com os servidores do Cedup/SED, do município de Água Doce (2).  Na região Sul, incluindo Araranguá, Criciúma e Tubarão, as visitas prosseguem nesta semana: SINE (3), Cedup/SED (4), SIE (5), Regional da Saúde (6), Iprev (7) e Imetro/SC, dentre outros órgãos, com a presença de Sayonara Pessoa (Secretária de Formação), Marlete Gonzaga (Secretária Geral adjunta), Maurino Silva (Secretário Sindical) e Izolde Marques (Representante do Núcleo de Criciúma).