PSD e PSL disputam o Governo de Santa Catarina no segundo turno

PSD e PSL disputam o Governo de Santa Catarina no segundo turno

Com um resultado que contrariou as pesquisas eleitorais, o segundo turno para o governo de Santa Catarina será disputado pelos candidatos Gelson Merísio (PSD) e Comandante Moisés (PSL). A votação para o segundo turno acontece no dia 28 de outubro.

O cenário das pesquisas recentes apontava Merísio, Moisés e Décio Lima (PT) tecnicamente empatados, se considerada a margem de erro. Moisés aparecia com quatro pontos percentuais e surpreendeu ao chegar no segundo turno para disputar com Merísio.

A diferença entre os dois candidatos que vão ao segundo turno é de um percentual inferior a 2%, o que pode significar uma disputa acirrada no Estado. Confira os números:

Camasão (PSOL) – 2%

Comandante Moisés (PSL) – 29,72%

Décio Lima (PT) – 12,78%

Gelson Merisio (PSD) – 31,12%

Ingrid Assis (PSTU) – 0,28%

Jessé Pereira (Patriota) – 0,37%

Mauro Mariani (MDB) – 23,21%

Portanova (Rede) – 0,52%

Brancos – 6,14%

Nulos – 8,86%

 

Quem é quem?

Comandante Moisés é bombeiro militar e nunca foi eleito para nenhum cargo público. Ele concorre pelo Partido Social Liberal (PSL), que pertence à base do governo Temer. Os integrantes do PSL deram votos mistos em pautas como a Reforma Trabalhista e na PEC do Teto de Gastos, votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff e pelo arquivamento das denúncias criminais contra Michel Temer.

Gelson Merísio é formado em administração de empresas. Seu currículo na vida pública inclui o cargo de vereador e, desde 2005, exerceu mandato como deputado estadual. Ele concorre pelo Partido Social Democrático (PSD), que demonstrou apoio ao governo Temer em diversas pautas, como o impeachment de Dilma Rousseff e pelo arquivamento das denúncias criminais contra Michel Temer. Maioria dos deputados também votaram a favor da Reforma Trabalhista e da PEC do Teto de Gastos. Este partido governou Santa Catarina nos últimos anos através das figuras de Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira.

A derrota de Raimundo Colombo

Ex-governador renunciou e passou seu mandato para o vice no início do ano com a ambição de se tornar Senador. Quase chegou lá, mas quem ocupará as vagas no Senado por Santa Catarina são Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR).