PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM CONQUISTAM O PISO SALARIAL

O Projeto de Lei 2564 que cria o Piso Salarial para o profissional da Enfermagem foi aprovado no dia 4 de maio pela Câmara dos Deputados, em Brasília. Agora, aguarda apenas a sanção presidencial. Mesmo que o governo Bolsonaro vete a Lei em parte ou na totalidade, é bem provável que o Congresso derrube o veto, diante da votação expressiva (foram 449 votos favoráveis e 12 contrários).

As entidades sindicais dos trabalhadores, especialmente dos servidores públicos promoveram uma jornada de mobilizações para assegurar essa conquista histórica da categoria, em Brasília. Atos públicos, manifestos, mensagens de e-mail, whatsapp, contato direto nos gabinetes dos parlamentares foram algumas das alternativas de luta. O SINTESPE esteve junto nessa luta e conclamou para que a categoria pressionasse os deputados federais, principalmente os catarinenses, pela aprovação do PL 2564.

A proposta estabelece o piso salarial do(a) Enfermeiro(a) em R$ 4.750,00, de 70% desse valor para os Técnicos de Enfermagem e de 50% para Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.