Presidente da Federação Nacional dos Portuários mobiliza trabalhadores de SC contra privatizações

Eduardo Guterra chega ao estado na tarde desta quarta-feira e cumpre agenda de compromissos com lideranças portuárias e autoridades

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Portuários, Eduardo Guterra, visita o estado neste dia 25 de agosto (quarta-feira) com o objetivo de cumprir uma agenda de compromissos contra a privatização dos portos catarinenses de Imbituba e São Francisco do Sul (estaduais) e de Itajaí (municipal). O convite foi feito pela Comissão dos Trabalhadores da Autoridade Portuária de Imbituba e São Francisco do Sul e pelo SINTESPE.

A chegada está prevista para as 17h30min, e às 19h30min ele reúne-se com os trabalhadores portuários de Imbituba. O presidente do SINTESPE, Antônio Battisti, avalia que a vinda do dirigente nacional dos portuários – também integrante da Executiva Nacional da CUT e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística – é de suma importância para a luta contra a privatização dos portos. “Estamos construindo uma grande mobilização nacional para barrar as pretensões entreguistas do governo Bolsonaro, que vende patrimônio público a preço de banana. Os portos são estratégicos para a soberania do país e para a economia das regiões onde estão instalados”, defende Battisti.

Eduardo Guterra é trabalhador da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) há 43 anos e está determinado a lutar contra as privatizações dos portos brasileiros pelo governo Bolsonaro. Às 8h30min do dia 26, ele reúne-se com a Diretoria do Porto Público de Imbituba e visita as suas instalações. Depois, às 10h30min, o presidente da Federação Nacional dos Portuários concede uma entrevista à Rádio 89,3 FM de Imbituba. Às 12 horas está previsto almoço com a comissão de Trabalhadores, entre eles, o presidente do SINTESPE e o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do Porto, Elivelton Doré. Às 13h30min, Guterra será recebido no gabinete do prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior (PSB), a quem deve entregar o Estudo feito pelo Dieese/SC que enumera as razões pela manutenção do porto público. O presidente da Câmara, Humberto Carlos dos Santos, e os vereadores Bruno Pacheco e Ladiada, todos do PSB, também devem participar do encontro. Na sexta-feira, Eduardo Guterra estará em São Francisco do Sul, devendo se reunir com a Comissão dos Trabalhadores Portuários e realizar contatos com a Intersindical, com o presidente da Câmara de Vereadores, Mira da Estiva, e com o Prefeito Municipal, Godofredo Gomes Moreira Filho. Ao final da tarde, a Federação realiza uma reunião virtual com os dirigentes sindicais da região Sul para impulsionar a resistência na defesa dos Portos Públicos e contra o monopólio do setor, previsto nas privatizações.