Pela punição ao vereador abusivo

Vereadora assediada na Câmara de Florianópolis

O SINTESPE manifesta toda solidariedade à vereadora Carla Ayres, do PT de Florianópolis, mais uma vítima de violência sexual, desta vez sofrida dentro da Câmara de Vereadores, tendo como protagonista o colega de Legislativo, durante a sessão do dia 7 de dezembro. Assistimos estarrecidos à cena de assédio e importunação sexual praticados pelo vereador Marcos Leandro Gonçalves da Silva/PSC contra a vereadora Carla Ayres.

Trata-se de um absurdo, de uma atitude repugnante e de absoluto desrespeito às mulheres. Exigimos que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores tome as medidas mais urgentes em defesa da vereadora. Marcos Leandro precisa ser denunciado e responder pelos seus atos junto ao Conselho de Ética do Legislativo, por quebra de decoro e importunação sexual contra a vereadora do PT.

Não faz muito, em dezembro de 2020, a deputada Isa Penna (PSOL/SP) também foi vítima de importunação sexual por parte do deputado Fernando Cury (Cidadania), que acabou punido com a perda temporária do mandato por 180 dias. Foi pouco. Clamamos por Justiça! Exigimos a cassação definitiva do mandato do vereador Marcos Leandro. Se nada – ou pouco – for feito em relação à violência contra a vereadora Carla Ayres, estaremos alimentando esse ciclo de abusos que atinge as mulheres, de maneira geral, e as parlamentares, de modo especial.

Assista, abaixo, ao vídeo do momento do assédio: