Nota pública: cadê os outros 25% do 13º salário?

Publicado em 14/08/18

Pagamento dos 25% aos servidores do Executivo aconteceu em julho e Governo deixa servidores sem saber quando será pago o restante

O SINTESPE (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Santa Catarina) vem novamente a público manifestar a indignação e a revolta dos servidores públicos estaduais em razão da posição irresponsável do Governador de Santa Catarina em parcelar o já parcelado 13º. Na situação que se apresenta, o Governo repassou apenas 25% do 13º salário ao invés dos tradicionais 50%.

O conjunto dos servidores do Poder Executivo não recebeu, até o momento, qualquer informação oficial sobre a data de repasse dos demais 25%. É importante ressaltar que todos os Poderes que compõem o Governo possuem a mesma origem de suas receitas e, à exceção do Executivo, não foram vítimas dessa medida arbitrária e mesquinha aplicada pelo Governo. Nosso 13º salário foi utilizado como moeda de troca, em ano eleitoral, num jogo sujo e rasteiro que é característica da velha forma de fazer política. Os recursos da fonte do Estado, como é sabido, não são propriedade dos governantes que ocupam as posições políticas atuais.

Nas últimas semanas o SINTESPE foi procurado diariamente por inúmeros servidores que permanecem insatisfeitos, revoltados e que exigem o pagamento imediato dos demais 25% do 13º salário. Não aceitaremos que nossos direitos sejam usados em campanhas eleitorais.

O sindicato também desconhece a verdadeira razão pela qual o 13º salário foi parcelado, já que levantamentos realizados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), através de informações da Secretaria Estadual da Fazenda, dão conta de que o Governo do Estado falta com a verdade quando se manifesta sobre a saúde financeira do Estado que, em momento algum, esteve com as contas no vermelho nos últimos 15 anos.

Tal atitude autoritária do Governo prejudica diretamente os servidores, em seu planejamento financeiro, já que os mesmos contam com o dinheiro dos 50% do 13º salário para suas despesas pessoais, familiares, de saúde e demais dívidas. Lembramos ainda que o repasse desse valor também tem importância para movimentar a economia de Santa Catarina.

A gestão do Governador Pinho Moreira (MDB), infelizmente, é a primeira a quebrar a antecipação dos 50% do 13º, que é feita desde 2003, mostrando total desrespeito, descaso e desvalorização dos servidores públicos do Poder Executivo.

A Direção.