Nota oficial do Sintespe sobre o congelamento de salários

Diante da hipótese do governador Moisés lançar mão do congelamento dos salários dos servidores, anunciada na coluna do jornalista Renato Igor, a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de SC- SINTESPE,  se posiciona da seguinte forma:

1. Já há  o congelamento do vencimento do servidor por quase uma década;
  2. O último reajuste geral de 8% foi concedido no mês de Janeiro de 2012. Nos anos de 2013 e 2014 o governo fez adequação de planos de cargos e de gratificações para alguns segmentos dos serviço público estadual;
  3. Entre 2014 e 2016 o governo aumentou em 3% o desconto da previdência, passando para 14%, recaindo mais uma vez  sobre as costas do servidor estadual.
  4. Considerando o período em que não foi respeitado o reajuste geral, a defasagem dos servidores públicos estaduais ultrapassa 60%.
  5. O único reajuste concedido pelo governador Moisés, foi para beneficiar a cúpula dos Poderes com 16%, passando o teto remuneratório de uma casta de pouco mais de 900 servidores para 37 mil reais por mês, fora o pagamento de verbas indenizatórias.

O SINTESPE repudia qualquer tentativa de cortes de direitos, muito menos é o momento para o governador Moisés ficar alardeando essas possibilidades. Todo esforço deve apontar para manter a pandemia sob o controle, priorizando a batalha em favor da vida do povo catarinense. Todas e todos em suas casas.

Florianópolis, 10  de abril de 2020.

Direção Executiva do Sintespe