Moção virtual amplia Campanha em Defesa dos Portos Públicos de SC

Os trabalhadores unidos dos portos públicos de Imbituba e São Francisco do Sul, com apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual (SINTESPE) e no Comércio Armazenador de Santa Catarina (SINTRACASC), da Federação Nacional dos sindicatos dos Portuários estão na luta contra a privatização dos dois portos, proposta pelo Governo do Estado de SC.

A luta em defesa da gestão e controle público, contra a privatização e pela Vacina Já, tomou corpo a nível nacional com a convocação de 2 horas de protestos e greve dos portuários, para o dia 7 de maio.

Na busca de apoio e da solidariedade de classe, o SINTESPE se dirige às direcões das Centrais Sindicais comprometidas com a luta dos trabalhadores e da defesa da Soberania Nacional, bem como aos demais Sindicatos, organizações populares, Partidos e parlamentares, a assinar e remeter a Moção ao governo de SC (ver link abaixo).

EXMA. SRA.
DANIELA REINERH
Senhora Governadora do Estado de Santa Catarina

Os Sindicatos dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina (Sintespe) e no Comércio Armazenador de Santa Catarina (Sintracasc), com o apoio do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro-RJ e da Federação Nacional dos Portuários, pedem Solidariedade à Luta Contra a Privatização e a Suspensão Imediata do Processo de Privatização dos Portos Públicos de Imbituba e São Francisco do Sul pelo Governo do Estado de SC.

Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado incluiu os portos de Imbituba e de São Francisco do Sul no programa nacional de desestatização do governo federal. Até o presente momento, desde que assumiu o cargo, Vossa Excelência não tomou qualquer iniciativa contrária à privatização dos portos, o que nos deixa a todos em estado de alerta, em Estado de Greve!

Os dois portos catarinenses são administrados por uma empresa 100% estatal, subsidiária da SCPar. A despeito de más gestões de apadrinhados políticos, que não entendem a importância estratégica da atividade portuária, os dois Portos Públicos seguem batendo recordes de movimentação de cargas, com disponibilidades em caixa que superam os R$ 150 milhões. Todo esse crescimento deu-se em meio à pandemia do coronavírus. Perguntamos: por que entregar patrimônios lucrativos, que são do povo catarinense, nas mãos da iniciativa privada?

Os portos públicos geram riquezas para as regiões onde estão localizados, para o estado e o país. A lógica da sabotagem privatista é quebrar essa sequência evolutiva. Primeiramente, através do sucateamento e da mentira, tantas vezes dita, de que o que é público dá prejuízo. Depois vem as entregas gratuitas disfarçadas de terceirizações e arrendamentos do patrimônio e serviços. Por fim, vem a privatização total, por meio da concessão da Autoridade Portuária, que hoje é Pública, para grupos econômicos poderosos. O resultado será o aumento dos preços e serviços, redução assustadora dos postos de trabalho, redução de salário, controle e monopólio das cargas, do transporte, da armazenagem, etc. E o drama social que advém de tudo isso.

Senhora Governadora: A luta em defesa do Portos Públicos – Privatização, NÃO! – é mais do que a determinação dos cerca de 1.500 trabalhadores diretamente ameaçados pelo desemprego – servidores públicos, estivadores, arrumadores, motoristas autônomos, etc. – e o drama de milhares de famílias e da economia dos dois municípios: é também uma questão de soberania. Porto é área de segurança nacional! Por tudo isso, o nosso movimento tem o apoio dos trabalhadores portuários unidos de Imbituba e São Francisco do Sul, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Portuários, das Câmaras de Vereadores e dos prefeitos dos dois municípios, de deputados estaduais e federais. E precisa também do apoio de Vossa Excelência.

Abril de 2021.

Assine e compartilhe a Moção de Apoio Contra a Privatização dos Portos