Moção de apoio à luta dos trabalhadores e do povo peruano

Em 2016, com o impeachment da presidente Dilma Roussef, fizemos a experiência de como funcionam esses golpes “institucionais” orquestrados por cima pelo imperialismo dos Estados Unidos em conluio com a elite econômica nacional.
No Peru, acaba de passar-se algo parecido com a destituição do presidente eleito Pedro Castillo. O fato é que as massas peruanas não estão indiferentes à destituição de Castillo. Elas sabem que por trás do novo presidente golpista está a velha oligarquia corrupta subordinada ao FMI e à embaixada dos Estados Unidos (como ocorreu recentemente no Brasil, Bolívia e Equador).
Desde 7 de dezembro, dezenas de milhares de trabalhadores e camponeses saíram às ruas para se manifestar, apesar da repressão e das mortes. Essa resistência levou os dirigentes da histórica central sindical, a Confederação Geral dos Trabalhadores Peruanos (CGTP), a convocar uma jornada de luta no dia 15 de dezembro com as palavras de ordem: “Fechamento do Congresso, já! Antecipação das eleições! Nova Constituição!”. Uma jornada de adesão massiva à qual o governo da golpista Dina Boluarte – vice-presidente como era Temer no Brasil em 2016 – respondeu decretando “estado de emergência” e causando mais mortes e prisões de manifestantes.
O SUTEP (Sindicato Unitario de Trabajadores en la Educación del Perú), denuncia em sua página no facebook:
“Os congressistas que dizem estar ao lado do povo se opõem à antecipação das eleições em 2023. Querem seguir ganhando seus salários enquanto o povo sangra. Falam da mudança da Constituição, porém, tampouco apresentam um projeto para que se convoque uma Assembleia Constituinte. Mentem, semeiam o caos e seguem traindo o povo”.
Apoiamos e prestamos nossa solidariedade aos trabalhadores e ao povo peruano em sua luta por democracia, soberania e mudanças sociais e exigimos:
– Fim imediato da repressão e das mortes, fim do estado de emergência, respeito à vontade soberana do povo do Peru.
– Convocação de novas Eleições.
– Nova Constituição.