Greve na Defensoria Pública do Estado é suspensa

Após audiência realizada na tarde de terça-feira (17) com a Defensora Pública Geral do Estado, a assembleia extraordinária de servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE) foi reaberta na tarde desta quarta-feira para debater proposta de suspensão da greve. Em regime de votação, a categoria aprovou o retorno às atividades na quinta-feira, porém será mantido o estado de greve até o dia 31 de julho, data em que será novamente debatido se o movimento será encerrado.

A Defensora Pública-Geral do Estado, Ana Carolina Dihl Cavalin, solicitou a audiência com o comando de greve através de oficio ainda na terça-feira. A reunião durou aproximadamente duas horas e o Governo do Estado se comprometeu a cumprir o pagamento de acordo com a Lei Complementar 717/18, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento da Categoria. A previsão é de que a folha de pagamento dos servidores seja confeccionada até o dia 24 de julho e esta poderá ter efeitos retroativos referentes ao mês de junho. Além disso, os trabalhadores não terão desconto dos dias em que estiveram parados.

A proposta do Governo foi debatida na reabertura da assembleia de servidores, que aconteceu na tarde desta quarta-feira no SINTESPE. Foi lida a ata da reunião com a Defensora Pública Geral do Estado e oferecidos esclarecimentos por parte da assessoria jurídica do sindicato.

Membros da diretoria do SINTESPE e parte da categoria avaliaram a greve como positiva, já que a força, a união e a resistência dos trabalhadores fez com que o Governo do Estado se manifestasse rapidamente. Em momentos assim, reforçamos a importância de ser sindicalizado e de adotar uma postura de resistência perante o descaso do Governo do Estado com seus servidores.

A greve na DPE começou na segunda-feira (16) e teve rápida adesão em todo o Estado. O Estado de Greve foi votado em assembleia no início do mês de julho frente ao descumprimento da Lei que trata do PCS da categoria. Esta, foi aprovada na ALESC, teve vetos governamentais que foram derrubados e ainda assim o Governo persistiu em seu descumprimento.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, sapatos, mesa e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão