Governador Moisés divulga primeiras informações sobre seu Governo

Governador Moisés divulga primeiras informações sobre seu Governo

Redução de secretarias, revezamento de comando, militares no poder e extinção de órgãos foram os principais anúncios

 

 

O Governador Carlos Moisés (PSL), que toma posse em janeiro, reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira para anunciar os principais pontos da reforma do governo estadual, bem como alguns dos nomes que deverão integrar a sua administração.

A Diretoria do SINTESPE deverá se reunir nesta semana e elaborar um comunicado para debater os anúncios do futuro governador.

 

Secretarias de Estado

O Governo será composto por 10 pastas, sendo elas Fazenda, Administração Prisional, Desenvolvimento Sustentável, Administração, Educação, Segurança Pública, Agricultura e Pesca, Saúde, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e Mobilidade.

 

Secretários

Moisés levará de herança da atual administração Paulo Eli, que permanece sob o comando da Secretaria da Fazenda e Leandro Lima na Administração Prisional. Vale lembrar que a esta Secretaria é uma reformulação da atual Justiça e Cidadania.

Os novos nomes a integrar o Governo são o Coronel da Polícia Militar e formado em Administração e Gestão Estratégica, Jorge Eduardo Tasca na Secretaria de Administração e o médico e Coronel do Corpo de Bombeiros, Helton de Souza Zeferino passará a dirigir a Secretaria da Saúde.

 

Segurança Pública

Para o comando da Segurança Pública foi anunciada uma espécie de revezamento entre os chefes do Instituto Geral de Perícias, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Não existirá um nome único para a Segurança Pública, mas sim o chamado “Conselho Permanente de Segurança Pública”, cuja presidência será anualmente renovada e ocupada por um dos chefes de cada órgão. A intenção é que as ações de integração estejam coordenadas.

Outros anúncios

Na coletiva foi tocado novamente na pauta da diminuição do tamanho do Estado, onde foi confirmada a extinção das Agências de Desenvolvimento Regionais (ADR). A finalização de contratos, realocação de profissionais e o efetivo fechamento das ADRs está previsto para ocorrer entre quatro a seis meses após a posse.

Não houve menção na coletiva, mas é esperado que o DEINFRA (Departamento Estadual de Infraestrutura) e DETER (Departamento de Transportes e Terminais) também sejam extintos pela nova administração.

Foto: Susi Padilha / Divulgação