Governador Jorginho Mello coloca estrutura do Estado a serviço do golpe militar frustrado

Governador Jorginho Mello coloca estrutura do Estado a serviço do golpe militar frustrado

Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso deve condenar os atos ocorridos em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro, quando extremistas de direita invadiram e destruíram as sedes do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Governo, situados na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Apesar de frustrado, o objetivo foi criar o caos para justificar um golpe de Estado, com o apoio das Forças Armadas. O SINTESPE recebeu denúncia sobre indícios do que poderá ser a retomada do fechamento de rodovias em SC, com centenas de caminhões estacionados em postos de combustíveis.

Pois bem, agora o governador Jorginho Mello se comporta no sentido de encorajar o caos. Aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador colocou o corpo de advogados do Estado, pagos com dinheiro público, para atuar na defesa dos 19 catarinenses presos pelas forças de segurança do governo federal. Todos eles são suspeitos de prática de associação criminosa, golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano ao patrimônio público.

Na prática o governador Jorginho Mello está prestando irrestrito apoio aos golpistas. Diga, sem pestanejar: você concorda com isso? Enquanto entidade de defesa dos servidores públicos estaduais, o SINTESPE sente-se ultrajado diante da medida adotada pelo governo do Estado. Cabe outra pergunta: o governador Jorginho Mello pode tomar tal atitude? Isso é legal? Em nossa avaliação, é uma afronta à sociedade catarinense e brasileira, soa como se o governador do Estado esteja disposto a financiar o terrorismo da extrema direita.

O governador Jorginho Mello pode estar patrocinando ato de improbidade, passível de ser afastado do cargo que ocupa. Com essa atitude, o governador está incentivando que agentes políticos pagos com dinheiro público se associem a esses atos criminosos. E isso já está acontecendo, efetivamente, quando ocupante de cargo comissionado se libera do expediente para ir prestar apoio aos atos golpistas.

Sem anistia aos golpistas!
Lugar de defensores e organizadores de golpe militar é na cadeia!

 

Foto: reprodução