Falta apoio do governo do Estado à 4ª Conferência das Juventudes

A 4ª Conferência Estadual das Juventudes termina nesta quarta-feira (25), no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, resultado da mobilização dos próprios jovens representantes da sociedade civil, já que praticamente inexistiu qualquer apoio do governo do Estado, neste sentido. Depois de dois dias de intensos debates, os mais de 120 delegados eleitos nas Conferências Municipais já realizadas nos últimos meses aprovarão as resoluções a serem levadas para a Conferência Nacional, que deve acontecer até o dia 30 de novembro de 2023, em Brasília (DF), com a participação de 64 delegados (titulares e suplentes) representando Santa Catarina.

O 1º secretário do Conselho Estadual da Juventude de Santa Catarina (Conjuve), Gabriel Pereira Escobar, lamenta “a total falta de apoio do governo do estado” que, pelo Estatuto da Juventude, tem a responsabilidade de convocar e realizar a Conferência. “Toda a organização está sendo realizada pelo Conjuve e pelas entidades da sociedade civil”, afirma Gabriel, citando entre elas a CUT, Pastoral da Juventude, Instituto Federal da Juventude, Juventude do PT, Cáritas, “que estão dando o sangue para fazer o evento funcionar”. Dirigente do SINTESPE e representante da CUT na coordenação da 4ª Conferência Estadual, Gabriel agradece: “Fomos atrás e conseguimos local, alojamento, materiais, a CUT cedeu pessoas, o Sintespe contribuiu financeiramente, são entidades que reconhecem o presente e o futuro dos jovens”.

O jovem é a parcela mais vulnerável da população, a mais afetada em situação de crise. “Os jovens entre 18 e 29 anos são os que mais sofrem com o desemprego, com a precarização e uberização do trabalho”, lamenta Gabriel, “nossas lutas são amplas e transversais, reunindo a população LGBTQIA+, questões étnico raciais, o jovem trabalhador, estudante, o acesso dele ao Sistema Único de Saúde”. Gabriel Escobar também critica o Novo Ensino Médio – “especialmente pelos cortes nas bolsas de ensino médio pelo governo Jorginho Mello, lembra” – e a chamada Universidade Gratuita: “São recursos públicos destinados às universidades comunitárias, que não são públicas”, considerando “imoral” que o atual secretário de Estado da Educação seja o ex-presidente da Acafe, até dezembro do ano passado.

A Conferência Nacional da Juventude está embasada em 12 eixos principais: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.