Experiência do Comitê Popular do Campeche (Florianópolis) será pauta de Evento no Fórum Social Mundial/Porto Alegre

Experiência do Comitê Popular do Campeche (Florianópolis) será pauta de Evento no Fórum Social Mundial/Porto Alegre

” O foco do evento é a apresentação do primeiro resultado do Grupo de Trabalho em Governança Popular do Comitê Popular de Luta do Campeche, sobre uma metodologia transdisciplinar de elaboração de um esboço de Política Pública de Transição Ecológica e Humanista para as Cidades Brasileiras, com três comentários de experiências mundiais de governança para a humanização do mundo da vida em comum, a do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, do Brasil” (Extrato da apresentação e convocação para o Evento, que segue na íntegra a Seguir

C O N V O C A Ç Ã O DO FSM 2023 POA

(texto extraído da Apresentação no site do FSM)

Com a vitória da democracia em outubro de 2022, o Brasil abriu uma janela de oportunidade para si e para o mundo na luta contra o fascismo, o racismo, o patriarcado e as desigualdades. A posse do Presidente Lula, irá demarcar uma mudança da correlação de forças, não apenas no Brasil, mas em todo Continente e no Mundo.

Desde 2016, temos consciência de que a luta com o fascismo é uma luta que deve ser travada na base das nossas sociedades, seja através do enfrentamento a toda e qualquer violência, seja pelo processo de educação política. ​No cenário internacional, o mundo segue rumo a um futuro trágico, seja pela crise socioambiental, pelo aprofundamento vertiginoso das desigualdades, seja pela crise de quase todas as democracias. O neoliberalismo com sua política excludente criou as condições para o surgimento de movimentos fascistas em toda parte do mundo capitalista. Esses movimentos, ganham força popular pela desesperança que assola parte significativa da base das nossas sociedades. Sem a superação das políticas neoliberais, não será possível enfrentar as causas das crises econômicas, ambientais, sociais e democráticas. Não será possível combater de forma eficaz o fascismo em suas várias faces. ​Os eventos do Fórum Social Mundial tem sido espaços privilegiados para esses debates e para a articulação de bandeiras comuns e de lutas conjuntas. Este janeiro de 2023 marca uma mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é em defesa do meio ambiente e só será efetiva se houver organização e mobilização popular desde o princípio. ​Por isso, a realização da mais uma edição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, um evento regional de caráter mundial, se torna importante. Por isso, as organizações e movimentos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil decidiram convocar o Fórum Social Mundial de Porto Alegre nos dias 23 a 28 de janeiro de 2023. Importante ressaltar que este não é o evento centralizado chamado pelo Conselho Internacional e, pelo exíguo tempo de convocação e mobilização, esta edição irá concentrar sua dinâmica na realização, em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, das Atividades Autogestionadas e das Convergências nos dias 23/01 e 24/01, na Marcha no dia 25/01, no Seminário Internacional realizado nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023 e no Festival Social Mundial realizado no dia 28/01 no Parque da Redenção.

 

Fórum Social Mundial Porto Alegre (fsm.org.br)

EVENTO:

A PRESENÇA DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA ELABORAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE TRANSIÇÃO ECOLÓGICA E HUMANISTA PARA AS CIDADES BRASILEIRAS:

A experiência do Comitê Popular do Campeche, Florianópolis, SC. Brasil.

O evento <<A PRESENÇA DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA ELABORAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE TRANSIÇÃO ECOLÓGICA E HUMANISTA PARA AS CIDADES BRASILEIRAS: A experiência do Comitê Popular do Campeche, Florianópolis, SC. >>, proposto para o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2023, PORTO ALEGRE, DE 23 A 28 DE JANEIRO 2023, dentro do Tema Central DEMOCRACIA, DIREITOS DOS POVOS E DO PLANETA, a realizar-se na QUARTA FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2023, DAS 9 ÀS 12 HORAS, no horário de Brasília, é uma organização conjunta do Comitê Popular de Lutas do Campeche, Florianópolis, SC; do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina – SINTESPE; da Unidade de Formação Transdisciplinar – UNITRANSD, de Santa Catarina, Brasil; da TRANSCOMPLEXA, Cidade do México e da Cátedra sobre Transdisciplinaridade da UNESCO, Universidade de Florença, Itália. O foco do evento é a apresentação do primeiro resultado do Grupo de Trabalho em Governança Popular do Comitê Popular de Luta do Campeche, sobre uma metodologia transdisciplinar de elaboração de um esboço de Política Pública de Transição Ecológica e Humanista para as Cidades Brasileiras, com três comentários de experiências mundiais de governança para a humanização do mundo da vida em comum, a do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, do Brasil; a do III Congresso Mundial da Transdisciplinaridade, a partir da Cidade do México e da Cátedra sobre a Transdisciplinaridade da UNESCO, a partir de Florença, Itália. O evento será realizado em duas modalidades simultâneas, uma via plataformas virtuais e outra presencial, a realizar-se no Auditório do SINTESPE, situado na Praça Olívio Amorim, 82, Florianópolis, SC. Dois recursos pedagógicos de aprendizagem transdisciplinar serão construídos durante o evento, uma ESTRUTURA COGNITIVA das apresentações e uma NOOSFERA DE AFINIDADES dos participantes.


QUARTA, 25 DE JANEIRO DE 2023

(09:00 – 12:00 BR)

Presencial: Auditório do SINTESPE, Praça Olívio Amorim, 82. Florianópolis, SC.

 

PROGRAMAÇÃO

 

08:45 – Abertura da sala, recepção das pessoas e boas-vindas (15’)

09:00 – Uma sensibilização para a Paz Mundial: GABRIELE TSCHÖKE (10’)

09:10 – Apresentação do Evento, Programação, Metodologias: DANIEL SILVA (10′)

09:20 – Apresentação do Comitê Popular de Luta do Campeche. Equipe de coordenação: LEDA GALVÃO,  VERA COSTA, WOLNEY CHUCRE (20′)

09:40 – Apresentação do esboço da Política Pública: Daniel Silva, Maria Luisa C. Avello, Yolanda Rodrigues, Juliara Hoffmann, Alvaro Lahorgue (20′)

10:00 – Perguntas e comentários dos participantes (20’)

10:20 – Governança Popular e Políticas Públicas: A experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Brasil. Vilson Santin, MST. Brasil. (20’)

10:40 – A contribuição da transdisciplinaridade para a humanização das políticas públicas na América Latina. Julieta Haidar, UNAM, México. (20’)

11:00 – A contribuição da transdisciplinaridade para políticas de humanização do mundo. Paolo Orefice, CTU, Univ de Florença, Itália. (20’)

11:20 – Perguntas e comentários dos participantes (20’)

11:40 – Apresentação da estrutura cognitiva do encontro. Yolanda rodrigues. (10’)

11:50 – Avaliações, encaminhamentos e encerramento: Daniel (10’)

 

ORGANIZAÇÃO:

COMITÊ POPULAR DE LUTA CAMPECHE/SUL DA ILHA, FLORIANÓPOLIS, SC. BRASIL

SINDICATO TRABALHADORES SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL SC. BRASIL.

UNIDADE DE FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR – UNITRANSD, SC. BRASIL

TRANSCOMPLEXA, UNAM, CIUDAD DE MÉXICO. MÉXICO

CÁTEDRA TRANSDISCIPLINAR DA UNESCO, UNIV. DE FLORENÇA, ITÁLIA