Escândalo: MEC pede que escolas façam propaganda para Bolsonaro

Escândalo: MEC pede que escolas façam propaganda para Bolsonaro

O Ministério da Educação (MEC) enviou na segunda-feira (25) um e-mail para diretores de escolas com uma carta assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, para ser lida aos professores, alunos e demais funcionários no primeiro dia da volta às aulas; MEC ainda queria que o ato fosse filmado e enviado para a Secretaria de Comunicação da Presidência. A decisão gerou repercussão negativa e o Ministro recuou da decisão no dia seguinte.

 

Fonte: Brasil 247

A carta, que deveria ser lida com todos “perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver), juntamente da execução do hino nacional”, conforme as instruções do MEC, diz:

“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

O slogan foi utilizado durante a campanha eleitoral de Bolsonaro e nas instruções do e-mail, o MEC também solicitava que um representante da escola filmasse trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino e, em seguida, que enviasse o arquivo com os dados da escola para o MEC.

Diante da repercussão negativa, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, preparou outro comunicado na terça-feira (26) retificando o anterior: agora o ato de cantar será voluntário e o uso do slogan foi retirado do texto.