Em Santa Catarina, chuva não impediu a luta por Fora Bolsonaro neste 7 de setembro

Escrito por: Pricila Baade/CUT-SC

PRICILA BAADE/CUT-SC

Neste ano, o 27º Grito dos Excluídos se uniu à luta por Fora Bolsonaro neste 7 de setembro e em mais de 200 cidades pelo país milhares de pessoas foram às ruas protestar pelo desgoverno de Bolsonaro. Em Santa Catarina, a chuva foi uma constante durante toda a terça-feira no estado, mesmo assim, quase todas as mobilizações foram mantidas.  Em ao menos dez cidades aconteceram os mais diversos tipos de manifestações: mobilizações de rua, atos simbólicos e ações de solidariedade.

Em Florianópolis, a chuva engrossou, mas o povo não arredou o pé das ruas para gritar #ForaBolsonaro neste 7 de setembro. Com guarda-chuvas, capas de chuvas e o cuidado de cada manifestante em levar máscaras extras para trocar sempre que ficassem molhadas, mais de duas mil pessoas se concentraram no Largo da Alfândega no início da tarde para pedir o fim do governo genocida, mais empregos, comida no prato e em defesa dos serviços públicos. Quando o tempo piorou, os manifestantes foram até o Terminal Cidade para ficarem cobertas.

O Parque da Cidade, em Joinville, virou palco para um ato político-cultural neste 7 de setembro. Com apresentações culturais e falas de lideranças da CUT, demais centrais, movimentos sociais e partidos políticos de esquerda, a mobilização pediu o fim do governo genocida e protestou contra o desemprego, a fome e a violência, além da alta no preço dos alimentos, gás de cozinha, combustíveis e aluguéis.

PEDRO MENDES

Pedro Mendes

Em Timbó, a chuva também não atrapalhou a luta neste 7 de setembro. Com bandeiras, cartazes e palavras de ordem, lideranças do movimento sindical e social da região fizeram um ato por Fora Bolsonaro na Praça Frederico Donner.

Em Jaraguá do Sul, um ato simbólico marcou o 7 de setembro. Lideranças da Frente Fora Bolsonaro colocaram cartazes, faixas e bandeiras na Praça França Vosgerau

FRANCISCO ASSIS ROCHA

Francisco Assis Rocha

FRANCISCO ASSIS ROCHA

Francisco Assis Rocha

Em Blumenau, o movimento “Blumenau Pela Vida”, que reúne entidades sindicais, sociais, coletivos e organizações políticas da cidade, organizou um ato às margens da BR-470 para chamar atenção de quem passava pela rodovia da urgência de lutar pelo fim do governo Bolsonaro. O destaque da mobilização foi o MInTO, um boneco inflável caracterizando o presidente.

JULIO CASTELLAIN

Julio Castellain

Um ato com cartazes, bandeiras, música e falas de lideranças da Frente Brasil Popular do Planalto Norte marcou o 7 de setembro em Mafra. Concentrados na Praça Lauro Mueller, os manifestantes protestaram pelo aumento dos preços dos alimentos e do combustível, pela carestia e pedir o fim do governo Bolsonaro.

A Frente Fora Bolsonaro de Lages realizou um ato solidário e político em parceria com o MST. Mais de 200 cestas básicas e máscaras PFF2 foram distribuídas nesta terça-feira. Os alimentos foram arrecadados por meio de uma campanha que aconteceu desde o dia 1° de setembro em Lages, junto com os alimentos doados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

FRENTE FORA BOLSONARO LAGES

Frente Fora Bolsonaro Lages

Em Anchieta, no extremo oeste de SC, as lideranças foram de madrugada para colocar faixas no trevo da cidade e chamar atenção para a urgência de tirar Bolsonaro da presidência.