Em Defesa da Vida e dos Direitos: #ForaBolsonaro

– Em Defesa da Vida e dos Direitos

– Ditadura Nunca Mais!

– #ForaBolsonaro

A direção do SINTESPE, em reunião no dia 20 de abril pelo meio virtual em respeito às orientações sanitárias de afastamentos social, avaliou o cenário da pandemia desta maneira:

1. É imprescindível o respeito à orientação sanitária do “distanciamento social” para evitar o crescimento explosivo do número de contaminados pelo coronavírus (COVID-19) e o consequente estrangulamento de nosso debilitado sistema de saúde público. Há experiências em diversos países que nos mostram que sem isolamento social as consequências serão trágicas. Temos servidores públicos, como os da Saúde, Sistema Prisional, Porto São Francisco do Sul, SINE, Cedups, Assistência Social e outros, que terão os riscos aumentados caso haja, como apontam as projeções, uma explosão na contaminação da população.

2. Somos contra a abertura ou flexibilização de funcionamento de estabelecimentos comerciais e industriais que não sejam serviços essenciais à população, pois isso agravará a contaminação pelo COVID-19 e consequentemente fará crescer a pressão sobre os hospitais públicos em face da limitação de UTIs e respiradores, o que fatalmente levará à morte de pessoas colocando o lucro acima da vida. No extremo Oeste Catarinense, por exemplo, para uma população de 200 mil habitantes o serviço público de saúde oferece apenas 2 (duas) UTI’s. Precisamos sim que algumas unidades industriais sejam requisitadas e ativadas – dentro das regras de segurança aos operários – para construir máscaras e equipamentos necessários aos hospitais e não outros tipos de produtos indispensáveis à sociedade neste momento.

3. Não aceitamos a política deliberada e genocida contra os mais velhos, naturalizando suas mortes como se elas fossem benéficas à sociedade. Propor isolar esse grupo social enquanto os governos liberam o fluxo de pessoas facilitando a expansão da contaminação é fazê-las concorrer por leitos de UTIs e respiradores com os mais jovens, ou seja, condenando-as, premeditadamente, à morte. Há tempos que a classe trabalhadora aprendeu e pratica, através da previdência pública e solidária, a solidariedade entre gerações. Parte da base do SINTESPE é de aposentados que dedicaram suas vidas ao serviço público e merecem o respeito de seus colegas da ativa e da população, a direção do SINTESPE não abrirá mão de defender a vida dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas, acima de tudo.

Também não admitiremos que sejam os servidores públicos a pagar com seus direitos o preço pela crise econômica que não foi gerada pelos trabalhadores, como está fazendo o Governador Moisés e demais Chefes de Poderes e Órgãos do Estado.

4. Condenamos de maneira veemente as atitudes do Presidente Jair Bolsonaro de incentivar aglomerações propícias ao contágio do coronavírus. Sua atitude, contrariando as recomendações sanitárias da OMS e de autoridades cientificas de todos os cantos do mundo, dizem muito de sua pouca importância para com a vida dos brasileiros, importando-se em primeiro lugar com os lucros dos que já são bilionários. A aprovação pelo Congresso Nacional da PEC 10/2020, de autoria do governo federal, destinando quase 4 trilhões em dinheiro público para a compra de títulos podres dos bancos, enquanto libera apenas 80 bilhões para a ajuda emergencial de R$ 600,00, que demora a chegar, a milhões de famílias desassistidas, mostra o peso e a medida com que Bolsonaro, Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados) e Davi Alcolumbre (presidente do senado) se importam com o povo, seu emprego, sua renda e sobrevivência. Caso se importassem, a primeira medida seria a de cancelar Emenda Constitucional 95 que corta bilhões e bilhões em verbas para a saúde pública.

5. O presidente Jair Bolsonaro participou de uma pequena manifestação de seus apoiadores, em Brasília, no domingo, dia 19 de abril. Em sua intervenção instigou a um Golpe por uma ditadura militar a ser conduzida por ele. Ameaçou assim os trabalhadores e o povo no seu direito de ter organizações sindicais, políticas e populares livres do controle do governo. Ameaçou também o direito de expressão dos trabalhadores para reivindicar e defender democraticamente seus direitos. Bolsonaro quer carta branca para aplicar uma política econômica de terra arrasada contra os serviços públicos e os direitos sociais dos trabalhadores e da população, como deseja seu ministro da economia, Paulo Guedes. A diretoria do SINTESPE condena veementemente a apologia golpista de Bolsonaro e soma-se aos brasileiros que, de suas janelas ou por outros meios, pronunciam-se por “Fora Bolsonaro”, em defesa da vida e dos direitos. Somos por Fora Bolsonaro para que, em seu lugar, os trabalhadores e a maioria do povo, possam estabelecer um governo que aumente os investimentos em serviços públicos essenciais à população, que tenhamos uma política econômica na defesa dos empregos e de direitos capazes de assegurar o poder de consumo e de sobrevivência digna das famílias brasileiras. Enfim, somos pelo FORA BOLSONARO e sua Política de ataque aos Direitos e que põe o lucro acima da Vida.

6. Consideramos que de nada adianta o governador Carlos Moisés assinar nota com outros governadores criticando as atitudes de Bolsonaro contra o “distanciamento social” e, ao mesmo tempo, seu governo agir com flexibilidade quanto a isso. De nada vale criticar Bolsonaro e atacar os direitos dos servidores estaduais, congelando salários, como Bolsonaro deseja fazer com todos os servidores públicos do país por mais 2 (dois) anos.

7. Convidamos os servidores a manterem-se juntos com a direção do SINTESPE na luta pelo respeito ao “isolamento social”, defendendo seus direitos e combatendo o congelamento, respeitando a vida de todos e todas, independente da idade que tenham.

Florianópolis, 20 de abril de 2020.

Direção Executiva do SINTESPE/SC