Diretoria cada vez mais próxima da categoria em todo o Estado

Visitas ao interior trazem as demandas, solucionam problemas e trazem novos filiados

A diretoria do SINTESPE mantém a firme determinação de se aproximar cada vez da base de servidores, tanto em Florianópolis como no interior do Estado, percorrendo unidades de saúde e prisionais, escolas agrícolas e outros locais de trabalho para ouvir e conversar com a categoria. A presidenta Marlete Aparecida Gonzaga e a secretária de Assuntos Socioeconômicos, Claudete Gerhard passaram a semana na região Oeste do Estado: em Campo Erê, acompanhadas dos diretores Edson Voigt e Lenir de Lima visitaram o Cedup (Escola Técnica Agrícola); em São Miguel do Oeste estiveram na Regional de Saúde; e em Chapecó, no dia 21, tiveram reuniões com os servidores da regional de Saúde, do Hemocentro (Hemosc) e do Deinfra. As visitas são precedidas do Encontro com os Aposentados. Paralelo a isso, os diretores Wolney Chucre realizam reuniões com os agentes socioeducativos nas unidades prisionais, em todo o Estado. Nas últimas semanas, estiveram em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, no Complexo Penitenciário, além de Campos Novos.

“A gente tem essa necessidade de conversar diretamente com os servidores em seus locais de trabalho, receber o feedback com as principais demandas da categoria, de resolver alguns problemas no ato ou mesmo encaminhar para solução”, conta a presidenta Marlete, citando ainda outro grande objetivo das visitas: realizar novas sindicalizações. “Temos uma recepção muito boa. O pessoal tem dúvidas em relação às decisões do novo governo estadual, relatam casos de assédio moral no trabalho e pedem a intervenção do Sindicato”, resume, lembrando que a intenção é “tornar esse intercâmbio mais frequente”.

A maior queixa diz respeito ao confisco de 14% nos benefícios de aposentados e pensionistas. Por isso, em cada município, o SINTESPE realiza uma reunião específica com esses servidores. “É a angústia que mais pesa”, reforça Marlete, relatando cada uma das ações realizadas pelo Sindicato pelo fim dessa injustiça, como a tenda de mobilização semanal na frente da Assembleia Legislativa, o recurso ao Supremo Tribunal Federal pela derrubada do confisco, a formação do Fórum em Defesa do Serviço Público, que reúne diversas entidades de servidores das três esferas, a Frente Parlamentar presidida pelo deputado Fabiano da Luz (PT), que também é autor de um Projeto de Lei pelo fim do confisco, entre outras mobilizações. Marlete adianta a convocação para que os servidores participem do Grande Ato Público contra o confisco, marcado para o dia 2 de agosto, na frente da Alesc e que marca os dois anos de vigência da famigerada contrarreforma da Previdência do ex-governador Carlos Moisés.