Dia do Trabalhador em SC será comemorado em Chapecó e em São José

O Dia do Trabalhador em Santa Catarina será comemorado com atividades organizadas pela CUT SC e seus sindicatos em Chapecó, na terça-feira (29 de abril) e em São José (Grande Florianópolis), na quinta (1º). Neste ano, as principais reivindicações elencadas pela Central Única Nacional para as manifestações que seguem pelo país são a redução da jornada de trabalho sem redução de salário; a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil; o fim da escala 6×1 e a revogação das reformas trabalhista e previdenciária, bem como o fim do confisco de 14% nas aposentadorias e pensões – reivindicação pautada por servidores públicos em diferentes estados e municípios.
Em Chapecó, pela manhã, terá panfletagem e diálogo com trabalhadores. Ao meio-dia, ocorre a concentração e ato em frente a uma agroindústria, no momento da troca de turno. Às 14 horas, o protesto continua em frente à unidade da BRF, seguido de sonorização e carreata pela Avenida Getúlio Vargas, às 15h30, dando ênfase à luta pelo fim da escala 6×1 no comércio.
Em São José, a atividade tem início com passeata saindo às 13 horas da Escola de Educação Básica América Dutra, no bairro Monte Cristo, em direção ao bolsão da Beira-Mar de São José, atrás da Cassol. A programação da tarde inclui blocos de falas, intervenções culturais como poesia, teatro, música e batalhas de slam. A ideia é reunir cultura e luta em um só espaço.
O SINTESPE estará presente na atividade e convoca a categoria a participar desse dia de comemoração e luta por direitos.