Confira como foi o #3J Fora Bolsonaro em SC

Com número ainda maior que nas manifestações do dia 29 de maio e 19 de junho (26 em Florianópolis e outras cidades do estado), o povo tomou as ruas exigindo o fim do governo Bolsonaro

Pressão cresce a cada dia

Com as recentes revelações da CPI da Covid-19 do Senado Federal e a autorização de abertura de investigação contra Bolsonaro pela Procuradoria Geral da República, cresce a cada dia a pressão popular não só pela apuração e punição dos crimes, mas principalmente por uma saída da crise sanitária e econômica que castiga o país. O desemprego atingiu a marca de 14,7%. Isso significa cerca de 15 milhões de brasileiros e brasileiras sem ocupação. A inflação oficial de janeiro até abril é a maior para o período nos últimos cinco anos e a taxa nos últimos 12 meses já atingiu 6,76%. Além da carestia, as mortes em virtude da Covid-19 atingem a renda das famílias e a economia como um todo. Estudo recente da Fundação Getúlio Vargas apontou que uma em cada quatro famílias possui contas em atraso e que a inadimplência está diretamente relacionada com a pandemia. A gravidade dos resultados da gestão catastrófica da crise sanitária pelo governo são, portanto, inegáveis.

#3J em Santa Catarina

O SINTESPE se integrou às manifestações em diversas cidades do estado. Dirigentes e base dos servidores estaduais ajudaram a encorpar as fileiras, sobretudo com as reivindicações contra as privatizações, o congelamento dos salários e principalmente a ameaça da Reforma Administrativa (PEC 32).

Em Florianópolis, cerca de 30 mil pessoas tomaram as ruas centrais  para pedir o fim do governo que mata o povo de fome e de covid-19.  O ato iniciou na Praça Tancredo Neves e os militantes saíram em passeata com suas faixas, cartazes e bandeiras até chegar ao Largo da Alfândega.

Entidades da  CUT se uniram a outros diversos movimentos que compõem a Frente Fora Bolsonaro na organização do ato, que além de pedir o fim do governo, também cobrou vacina para todos, auxílio emergencial de R$ 600, contra a Reforma Administrativa e os cortes na educação.

Em Joinville, a Praça da Bandeira foi tomada por manifestantes pedindo o fim do governo genocida. Atos, faixas e cartazes mandam o recado ao presidente: o povo quer vacina para todos e Fora Bolsonaro.

Também ocorreram manifestações em diversas outras cidades do estado, como Criciúma, Jaraguá do Sul, Concórdia, Lages, Chapecó, São Francisco do Sul, Blumenau, Brusque, Tubarão e Araranguá.

Confira a galeria de fotos:

#3JForaBolsonaro no Brasil e no Mundo

Com mais de 800 mil pessoas e 347 atos em diferentes cidades no Brasil e no exterior, a Campanha Fora Bolsonaro se instala de forma irreversível e a cada dia a pressão popular cresce sobre o governo genocida de Bolsonaro. Na última quarta-feira (30) também houve a entrega do super pedido de impeachment do presidente, com a assinatura de inúmeros partidos e organizações da Sociedade Civil.

Ao mesmo tempo em que o Brasil registrou 1635 mortes e mais de 54 mil novos casos de Covid-19 neste sábado, as ruas das principais cidades viram a indignação que aumentou com a suspeitas de irregularidades no caso Covaxin, que levou à abertura de um inquérito contra o presidente por suposta prevaricação, e em um suposto pedido de propina de US$ 1 por dose, em negociação de um representante comercial com um diretor do Ministério da Saúde, agora exonerado.

No Twitter, segundo a organização nacional da Frente Fora Bolsonaro, de acordo com o Prof. Fabio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo, sobre a tag #3JForaBolsonaro, às 18h foram contabilizadas mais de 500 mil postagens na plataforma. A tag dominou a rede, em relação à manifestação de 19 de junho, que no mesmo dia tinha presença de 25% de bolsonaristas interagindo com o conteúdo contra 9% neste sábado (3).

Fotos: Pedro Mendes, Julio Castellain, Marcelo X, FFB Brusque, Janete Peccini, FFB Jaraguá do Sul,
Fernanda Guidi, Maicon Saviatto, Matheus Kraemer
Com informações de CUT-SC