Comunidade escolar do CEDUP Industrial de Lages diz “não” ao autoritarismo de Jorginho Mello

Sintespe participou ativamente da luta pelas eleições

Coordenadoria Regional de Educação quer a extinção da direção do CEDUP

Nos dias 3 e 4 de dezembro a comunidade escolar do CEDUP Industrial de Lages (Centro de Educação Profissional) vai eleger diretamente o seu diretor. A decisão foi tomada durante Assembleia realizada na noite do dia 6 de novembro, com mais de 200 representantes da comunidade escolar no auditório do Centro. Toda a mobilização foi conduzida pelo Conselho Deliberativo do CEDUP em parceria com o SINTESPE e Sinte, para assegurar a realização de eleições diretas nos dois estabelecimentos de ensino, o CEDUP e a E.E.B. Industrial de Lages, ao contrário do que pretende o governo Jorginho Mello e sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O CEDUP Industrial de Lages possui cerca de 300 alunos, sendo o 3° maior do estado. Na última semana, a comunidade escolar foi surpreendida com a declaração do coordenador Regional de Educação, Armando José Duarte, de que a direção do CEDUP seria extinta e que a partir daquele momento a E.E.B Industrial assumiria ambas as direções, essa decisãoarbitrária causou estranheza, pois dentre os 20 CEDUPs existentes do estado o de Lages será o único a não ter o direito de escolha de sua direção. “A própria comunidade entendeu que o seu diretor deve ser escolhido através de um processo democrático, portanto, posicionou-se contra a atitude autoritária do governo e da Secretaria Estadual de Educação”, conta o diretor do Sintespe no Núcleo Lages, Josias da Silva Rodrigues.

O Sintespe e o Sinte foram chamados para tentar resolver o problema, através do Conselho Deliberativo Escolar, que convocou uma Assembleia com pais, alunos e professores. Durante o encontro, a imposição do governo em não eleger a direção foi rechaçada por unanimidade. A ata da Assembleia foi protocolada da Coordenadoria Regional de Educação, junto com o Projeto de Gestão para direção.