Coletivo de Mulheres da CUT-SC se reunirá para debater candidaturas de mulheres

As mulheres representam a maioria na população brasileira (51,7%), mas ainda são uma pequena minoria nos espaços de poder, como a política. O atual Congresso Nacional, eleito em 2014, tem apenas 10,94% de parlamentares do sexo feminino. Para tentar reverter esse quadro e fortalecer as candidaturas de mulheres, o coletivo de mulheres da CUT-SC promoverá um encontro na próxima terça-feira, 10 de julho.

A reunião terá como finalidade construir um cronograma de debates com a base e as candidatas que dialogam com as pautas do movimento sindical e feminista, objetivando principalmente divulgar as candidaturas e comprometê-las com a plataforma Cutista.

A ideia de realizar o encontro surgiu após a Secretária de Mulheres da CUT- SC, Sueli Adriano, participar de um debate promovida pela SNM em parceria com a FES (Friedich Ebert Stiftung) em São Paulo, que construiu uma Plataforma para as eleições gerais, com as principais demandas que impactam a vida das mulheres no âmbito das políticas públicas, para apresentá-las às candidaturas aos parlamentos e executivos.

Para Sueli esse debate é essencial para avançar na igualdade de gênero e nas políticas públicas para mulheres “Para mudar o cenário atual precisamos construir as candidaturas femininas, envolvendo homens e mulheres no debate, e, principalmente, apoiar as candidaturas de mulheres que dialogam diretamente com Plataforma de luta do movimento sindical e feminista”.

A reunião acontecerá às 14h, na sede da CUT-SC, em Florianópolis, e reunirá as secretárias de mulheres das regionais da CUT-SC, das Federações e dos sindicatos Cutistas.