Coletivo de Mulheres da CUT-SC planeja ações para 2013

O Coletivo da Mulher Trabalhadora da CUT-SC, retoma suas atividades com o compromisso de envolver as mulheres cada vez mais nas lutas sindicais.

Escrito por: Sílvia Medeiros

Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-SC participou do Seminário Nacional das Trabalhadoras da CUT Nacional.

“Nós mulheres precisamos nos sentir pertencente ao movimento sindical, precisamos nos empoderar das discussões. Nós não somos uma ameaça, estamos aqui para somar na construção de um outro modelo de sociedade”, estas foram as palavras da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-SC, Jucélia de Jesus, na reunião do Coletivo de Mulheres que aconteceu na manhã do dia 07 de fevereiro.

A reunião foi um encontro com mulheres sindicalistas cutistas de diferentes categorias e regiões do estado, todas puderam dar sua contribuição e falar dos desafios que as mulheres encontram, tanto no mercado de trabalho, quanto como representantes sindicais “Nós temos jornada tripla, nos dividimos entre família, trabalho e sindicato, mas mesmo com essa dificuldade a nossa força de vontade de estar num sindicato é maior, enfrentamos estes problemas para fazer a luta e trazer para as nossas companheiras melhores condições de trabalho”, declarou Claudete Dias de Oliveira, dirigente do Sindicato dos Mecânicos de Joinville.

De acordo com Jucélia a aprovação da paridade dentro dos sindicatos cutistas e na direção da CUT, é apenas o começo de uma luta histórica “Muita gente acreditava que quando alcançássemos a paridade, teríamos cumprido a missão, mas muito pelo contrário, agora nós temos uma responsabilidade ainda maior, temos que provar à todos que as mulheres estão nos espaços e estão preparadas para assumir qualquer função que à ela for delegada”, salientou a Secretária da Mulher.

O coletivo começa a ser reconstruído e neste primeiro encontro traçou-se um planejamento de ações para que durante todo o ano de 2013, as mulheres do movimento sindical cutista possam se reorganizar. “As mulheres que participaram desta reunião saíram com o compromisso de estarem nas reuniões das regionais e que na próxima reunião do coletivo, marcada para dia 04 de abril na sede da CUT-SC, cada uma possa trazer mais uma representante”, Jucélia destacou ainda a importância das mulheres ocuparem todos os espaços e que estejam em todas as pautas da CUT “Precisamos quebrar barreiras e dar acesso para as mulheres no mercado de trabalho. Nós queremos mudar o mundo para melhor, tanto para homens quanto para mulheres!”

Na reunião ficou definido que o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Central vai participar de atos e eventos organizados pelas regionais da CUT-SC e não fará um evento em separado “Como nós precisamos somar, vamos marcar presença na Marcha das Centrais em Brasília dia 06 de março e depois participaremos dos atos já organizados pelas regionais da CUT-SC”, ressaltou Jucélia.