Ciclo de debates: DISCUTINDO A CRISE
PENSAR E RESISTIR
A crise econômica e política brasileira se agrava. As elites procuram aprofundar o projeto neoliberal, que tem como objetivo primordial deteriorar as condições de vida dos trabalhadores e reduzir a soberania nacional. Resistir a esse processo passa pela reflexão crítica da atual conjuntura e das diversas manifestações da crise. Para contribuir com essa tarefa, o SINTESPE convida todos e todas para seu ciclo de debates.
11/9 – Crise e Reforma: Por Quê e Para Quem?
As dimensões históricas e socioeconômicas predominantes na sociedade brasileira recente, em suas relações com a conjuntura internacional marcada pelo processo de reestruturação do capital, condicionaram a emergência do ideário neoliberal. No Brasil, as administrações vigentes a partir dos anos 90, capitaneadas principalmente pelos presidentes Collor e FHC, contribuíram efetivamente no processo de consolidação do neoliberalismo no Brasil sobretudo por meio de estratégias concernentes à privatização do público e à precarização das políticas sociais.
Hoje o Capital inaugura uma nova fase. Os elementos que impulsionam essa nova dinâmica, seus agentes e os desdobramentos desse modelo dentro da realidade brasileira são o tema do primeiro encontro do Ciclo de Debates do Sintespe: Discutindo a Crise.
Convidados:
João Paulo Silvestre, Técnico do Seguro Social e Diretor de Organização de Base do Sindprevs SC
Pietro Caldeirini Aruto, economista SDE/SC, Doutor em Desenvolvimento Econômico
Confira as próximas datas e temas:
25/9 – Crise e Desigualdade: Questão Gênero
9/10 – Meio Ambiente e Soberania Nacional
23/10 – Educação, Trabalhadores e Neoliberalismo
6/11 – As Propostas de Reforma Tributária
20/11 – Crise e Desigualdade: Questão Racial
4/12 – Urbanização e Ocupação em Florianópolis
Sempre às 18h30
SINTESPE – Praça Olívio Amorim, 82
Centro – Florianópolis
Informações:
sintespe.org.br
(48) 3223 6097