APOIO À GREVE DOS ESTUDANTES E LUTA DOS PROFESSORES E SERVIDORE DA UFSC

Nota do SINTESPE:

O SINTESPE, sindicato que congrega os servidores públicos estaduais de SC, vem prestar seu irrestrito apoio à luta dos professores, servidores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Ao mesmo tempo o Sindicato se coloca à disposição para contribuir materialmente com a greve dos estudantes iniciada no dia 10 de setembro.

A ensino público e gratuito e a autonomia das Universidades Públicas são conquista do povo brasileiro e não podem ser atacados. O bloqueio de recursos das Instituições Federais iniciados em maio pelo governo Bolsonaro, somado ao corte das bolsas de pesquisa e extensão e o ataque a autonomia das Instituições, são iniciativas de quem está a serviço do ensino privado, é contra o acesso da juventude à ciência e à cultura.

Depois de 50 da sua existência da UFSC, certamente a maior conquista catarinense no século passado, se vê asfixiada com cortes de recursos financeiros que impossibilitam a conclusão do ano letivo, pondo em risco até a realização do vestibular.

A paralisação do estudantes e a luta dos professores que deverão tomar uma decisão unitária no dia 16 de setembro, também é uma forma de ensinar ao Ministro da Educação como escrever corretamente. Sim, a resistência contra os ataques aos direitos e contra o ensino público, levará a tantas paralisações pelo país afora que será impossível ao Ministro não aprender a gramática corretamente não mais usando o Z entre o “i” e o “a”.

É preciso parar o governo Bolsonaro, que junto com a maioria do Congresso Nacional, só fazem retirar direitos, atacar a aposentadoria do povo, atacar a Soberania com as privatizações, propor mais desmonte dos serviços públicos e ameaçar a estabilidade do servidor.

DEFESA DO ENSINO PUBLICO E GRATUITO, CONTRA A CORTE DAS VERBAS ORÇAMENTÁRIAS, DEFESA DA AUTONOMIA, NÃO À INTERVENÇÃO!

Não ao Future-se.

Diretoria do SINTESPE

(Foto: Diorgenes Pandini/Diário Catarinense)