Ação conjunta pela saúde do servidor
O Sintespe, representado pelo seu Secretário de Comunicação: Wolney Chucre, juntamente com o Sinte, representado pela Secretária de Saúde do Trabalhador: Luzia Biancato Alberton, estiveram em reunião na última quinta-feira (26) com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia legislativa do Estado, deputado Neodi Saretta (PT), para denunciar uma situação preocupante: existe apenas 1 (um) psiquiatra na Perícia do Estado atendendo aos servidores e, para piorar, localizado em Criciúma.
Recentemente, o Sindicato recebeu um servidor que teve seu pedido de afastamento para tratamento de saúde negado pelo único psiquiatra da Perícia. “O pior é que não temos a quem recorrer já que os outros membros da Junta Médica não irão discordar dele porque não são psiquiatras”, relata.
Diante da informação, se prosseguiu com a verificação junto à sede da Perícia e as servidoras que atenderam o Sindicato comunicaram situações inusitadas. Em uma delas, uma servidora, em função do pânico, teve que ser sedada para conseguir viajar a Criciúma, a fim de obter o atendimento especializado.
O passo seguinte foi articular, com outros sindicatos, uma ação conjunta. Nesse sentido foi procurado o deputado para que o assunto seja abordado no âmbito da ALESC com o intuito de fiscalizar e pedir providências junto ao governo do Estado.