ABAIXO QUALQUER TENTATIVA DE GOLPE CONTRA AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS!

A diretoria do SINTESPE, ainda perplexa com os últimos acontecimentos no país, vem a público manifestar a sua INDIGNAÇÃO E REVOLTA diante dos atos de vandalismo, invasão e depredação das sedes dos três poderes, ocorridos no domingo (8) à tarde, em Brasília. É preciso, urgentemente, identificar e punir exemplarmente os responsáveis e os financiadores de tais atos, sob pena de colocarmos em risco o funcionamento das instituições e a própria democracia brasileira. A cumplicidade e o apoio das forças de segurança do Distrito Federal aos golpistas de extrema direita também precisam ser investigados.

O afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pelo prazo de 90 dias, e a exoneração do secretário de Segurança Pública e ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, e que teve a prisão solicitada pela Advocacia Geral da União (AGU), são uma prova de que as instituições estão agindo com o rigor da Lei. Mas isso ainda é pouco. É inadmissível que as autoridades tenham assistido ao preparo dos atos criminosos e nada fizeram para conter os vândalos, pelo contrário, estimularam e até mesmo os escoltaram para que praticassem tais abusos.

A democracia deve ser preservada com o devido respeito à vontade popular expressa nas urnas, em 30 de outubro do ano passado. Precisamos derrotar os extremistas. Fascistas não passarão! O SINTESPE exige do governador Jorginho Mello um posicionamento contundente contra os atos em Brasília, até para que não fique caracterizada a sua total cumplicidade aos terroristas e ao terrorismo.

PARTICIPE DOS ATOS PÚBLICOS HOJE (9), ÀS 18 HORAS!

O SINTESPE conclama toda a população a se engajar às manifestações convocadas pelos movimentos sociais e sindical do país e em defesa da nossa democracia, a começar pelo Ato Público marcado para as 18 horas de hoje (9), no Largo da Alfândega, em Florianópolis. Também está marcado Ato Público hoje, às 18 horas, na Praça Nereu Ramos, em Joinville.