A COMCAP é do povo de Florianópolis!

Nota de apoio ao Movimento Grevista dos Trabalhadores e Trabalhadoras da COMCAP

O SINTESPE repudia as cenas deploráveis de repressão policial ocorridas no último dia 21 de setembro nas instalações do Ecoponto da COMCAP no bairro Itacorubi em Florianópolis. As agressões não apenas justificam a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da COMCAP em defesa do patrimônio da cidade, mas deixam nítido o caráter autoritário da administração do prefeito Gean Loureiro, já comprovado em inúmeras situações, como na imposição do Pacotaço, empurrado em pleno mês de janeiro deste ano retirando direitos daqueles a quem prometeu de tudo durante a campanha e que agora deixa serem espancados pelas forças de segurança municipal e estadual. Toda a solidariedade aos trabalhadores, dirigentes sindicais e apoiadores vítimas dos excessos de um governo despótico e completamente vendido aos interesses privados.

Cabe também deixar claro que Gean não atenta apenas contra aqueles que justamente se manifestam em seu próprio local de trabalho contra os desmandos e abusos, mas desafia à Justiça, que já decretou ilegal sua tentativa forçada de privatizar o serviço de coleta de lixo na cidade. Este por sinal vai de mal a pior nas áreas da capital onde vem atuando a Amazon Fort, uma empresa envolvida em denúncias de fraude e crimes ambientais Brasil afora. Gean desafia também a própria população de Florianópolis ao permitir que interesses de empresários falem mais alto, submetendo toda a cidade a seguidas crises por conflitos de sua administração com o bem público e os direitos trabalhistas conquistados duramente pelos guerreiros e guerreiras da COMCAP.

O SINTESPE consigna total e irrestrito apoio à greve. Entendemos que esta é uma luta emblemática na defesa dos serviços públicos,  tal qual a que temos enfrentado na esteira da famigerada PEC 32, a Reforma Administrativa do governo Bolsonaro que pretende, assim como a administração de Gean, entregar de mão beijada a empresários mais que duvidosos os direitos dos servidores públicos e da população. Defendemos também que seja aberta a CPI do Lixo na Câmara Municipal de Florianópolis para apurar as irregularidades do contrato firmado com esta empresa que vem destruindo a cidade, além de explorar e expor funcionários a diversos riscos. Contra a privatização, em defesa da COMCAP, de seus trabalhadores e trabalhadoras e de toda a cidade e população de Florianópolis.