GOVERNO PROMETE EXTENSÃO DA SEGUNDA GRATIFICAÇÃO PARA SERVIDORES
A reunião de negociação do SINTESPE com o secretário de Administração do Estado, Vânio Boing, realizada nesta quinta (28), terminou com a promessa da isonomia da segunda gratificação para uma parcela de servidores. Boing afirmou que nos próximos dias o governador vai apresentar à Assembleia Legislativa de SC um projeto de lei para garantir a extensão da Retribuição Financeira por Desempenho de Atividade de Gestão (lei 16465) para os servidores da FCEE, FCC, SAP, Segurança (Civil e PCPM/PCBM), SED, SAR, FCC, FCEE, FESPORTE, SDE, SICOS e SANTUR. Apesar da atual margem de 9% na receita líquida do Estado para gastos com a folha de pagamento do funcionalismo, é provável que a isonomia seja paga em duas parcelas: em janeiro de 2025 e em janeiro 2026.
Para que nenhum servidor deixe de ser beneficiado nesta Campanha Salarial, bem como para que os ganhos referentes à isonomia sejam justos para quem recebe os menores salários, a presidenta do Sindicato, Marlete Gonzaga, falou da importância da incidência do triênio no valor dessa segunda gratificação. Vânio se comprometeu a analisar a questão.
Depois de várias reuniões e promessas ao longo dos últimos dois anos, a diretoria espera que essa reivindicação seja realmente atendida para que seja possível uma política salarial decente para os servidores que já acumulam mais de 100% de perdas inflacionárias nos vencimentos desde 2013.
A luta ainda não está ganha. É preciso que a categoria esteja atenta sobre a pauta e mobilizada para que seja vitoriosa.