8 de março Dia Internacional de Luta das Mulheres!

8 de março  Dia Internacional de Luta das Mulheres!

Muito mais do que uma celebração, o 8 de março é um dia de reflexão, protesto e revolta face às situações de violência e desrespeito que vivem as mulheres nesse modelo de vida neoliberal e patriarcal. Onde o trabalho é separado dos cuidados domésticos, da luta imprescindível das mulheres para as nossas vidas em sociedade.

Nesse dia, as principais reivindicações têm a ver com os nossos corpos e o nosso direito a decidir. Exigimos igualdades de condições no trabalho e o fim da discriminação salarial. Queremos outro modo de vida e de relações entre homens e mulheres.

Viva a luta das mulheres por dignidade e respeito!

1) 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual

A Organização Mundial da Saúde estima que 35% das mulheres em todo o mundo já tenham sofrido qualquer violência física e/ou sexual praticada por parceiro íntimo ou violência sexual por um não-parceiro em algum momento de suas vidas. Em todo o mundo, até 50% das agressões sexuais são cometidas contra meninas menores de 16 anos. No Brasil, cerca de 44 mil mulheres foram assassinadas na última década no país e a cada 3 brasileiros, 2 viram uma mulher ser agredida no último ano (Fórum Brasileiro de Segurança Pública);

2) Mulheres não chegam a ¼ dos postos legislativos em todo o mundo

Segundo dados da Inter-Parliamentary Union, menos de 1/4 dos parlamentos nos países democráticos são ocupados por mulheres. No Brasil, a representação delas é ainda menor, 10% na Câmara e 16% no Senado.

3) Mulheres ganham 77 centavos para cada dólar recebido por homens pelo mesmo trabalho

A brecha salarial entre homens e mulheres em todo o mundo está estimada em 23%, de acordo com estudo publicado pela OIT em 2016. Isso significa que elas recebem 77% do que ganham os homens por trabalho equivalente. A diferença está relacionada a fatores como a desvalorização do trabalho feminino e das ocupações dominadas por mulheres e o tempo disponível para o trabalho remunerado.

4) O índice de mulheres na presidência de empresas no mundo todo é de 12%

As mulheres já ocupam praticamente metade do mercado de trabalho mundial, mas a representação feminina despenca quando olhamos os cargos de liderança nas empresas. Levantamento divulgado pela consultoria Grant Thornton revela que apenas 12% de mulheres ocupam cargos de CEO no mundo.

5) As mulheres gastam 2,5 vezes mais tempo com trabalhos domésticos não remunerados que os homens

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, mulheres de países em desenvolvimento dedicam 2,5 vezes mais tempo que seus pares masculinos nos afazeres da casa e no cuidado dos filhos, o que significa menos tempo para ampliar as horas dedicadas ao trabalho remunerado. As mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. (IPEA)

6) Estima-se que morram 47 mil mulheres todos os anos por complicações relacionadas a abortos clandestinos no mundo

A Organização Mundial da Saúde estima que 22 milhões de abortos sem as medidas de segurança necessárias são realizados todos os anos no mundo inteiro e 47 mil mulheres morrem anualmente por isso. Apenas no Brasil, pesquisa do IBGE mostra que ao menos 8,6 milhões de mulheres já passaram por pelo menos um aborto na vida, sendo mais de 1 milhão deles clandestinos.

7) Mais de 800 milhões de mães em todo o mundo ainda não estão adequadamente protegidas com licença maternidade remunerada

Pesquisa divulgada em 2014 aponta que 49% de 185 países analisados não preveem sequer 14 semanas de licença maternidade remunerada total ou parcialmente.

8) 86% das brasileiras dizem já ter sofrido assédio em espaços urbanos

Em 2016, a organização internacional de combate à pobreza ActionAid conduziu um levantamento que mostrou que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público em suas cidades. E mais: 79% das mulheres ouvidas que vivem em cidades na Índia, 86% na Tailândia e 75% no Reino Unido relataram ter sofrido assédio em público.

(Fonte: Portal Gênero e Número)