Saúde: Governo propõe ou reajuste na tabela ou aumento na gratificação

Na quarta-feira (19), as dirigentes do SINTESPE Marlete Gonzaga (presidenta) e Maria Claudia Oliveira (Secretária Geral) reuniram-se com os secretários de Administração, Vânio Boing, e de Saúde, Diogo Demarchi, para tratar da pauta dos servidores da Saúde, que estão sem reajuste nos salários e também aguardam a regularização da Hora-Plantão (HP) nas aposentadorias. Atualmente, há diversos servidores aguardando a garantia da regularização da HP nos proventos para requerer a aposentadoria.
Neste mês, o governo enviou projeto de lei que visa regularizar a questão da HP para votação na Alesc. No entanto, ainda há ajustes a serem feitos no texto, compromisso que foi assumido pelo secretário Diogo.
Política salarial
De acordo com Vânio, todas as categorias terão reajuste neste ano e a área da saúde é uma das prioridades. Para a categoria, ele afirmou que há duas propostas que podem vir a atender tal reajuste: *A primeira* é a de conceder reposição da inflação acumulada nos anos de 2023 (índice de 4,62%) e 2024 (índice de 4,83%) o que totalizaria 9,45% na tabela. Já, *a segunda proposta* é de integralizar em 100% a gratificação que hoje é de 70%.
Para as duas alternativas, a ideia do governo é que o pagamento seja feito em parcelas de 50%, sendo a primeira paga a partir de maio deste ano e a segunda em janeiro de 2026. O secretário se comprometeu a fazer um estudo financeiro sobre as duas propostas, que será apresentado na próxima reunião marcada para 12 de março.
A assessoria econômica do SINTESPE já está realizando esse estudo e vai defender a melhor alternativa para a categoria.
Concurso Público
O Secretário de Administração afirmou que o concurso para a área da Saúde será lançado em breve e que a banca está sendo contratada.
Para resolver a situação caótica por qual passa o setor da saúde pública é preciso tanto a valorização como mais contratação de servidores e mais investimentos na estrutura e equipamentos.
Nosso Sindicato está atento e atuante na defesa dos trabalhadores.

Legenda da foto: Presidenta do SINTESPE, Marlete Gonzaga, e secretária geral, Maria Claudia Oliveira, participam de negociação da Campbha Salarial com secretários da Saúde, Diogo Demarchi, e de Administração, Vanio Boing, junto com diretores do Sindsaúde. Crédito: assessoria da SES