Governo do Estado encaminha entrega do Centro Educacional São Gabriel

Governo do Estado encaminha entrega do Centro Educacional São Gabriel

No apagar das Luzes de 2018, o Governo mostrou, através de publicação no Diário Oficial do Estado, suas intenções de entrega do Centro Educacional São Gabriel para uma organização privada. O documento, chamado de “Termo de Colaboração”, demonstra a falta de compromisso com o serviço público e com os trabalhadores que lá desempenham suas funções.

O SINTESPE se posiciona contrariamente a mais esta sorrateira prática de desmonte, que vem no sentido de denegrir uma instituição que atua há mais de 40 anos. A situação de precarização é geral, tanto no sucateamento da instituição, que enfrenta cortes propositais nos investimentos, como também no sentido de difamar os que lá trabalham com informações inverídicas de maus tratos, torturas aos internos e assédios.

Diante de todo esse cenário, o SINTESPE convocou uma assembleia de servidores do Lar São Gabriel no dia 12/12, para debater o conteúdo do documento, a situação funcional dos trabalhadores e os possíveis caminhos de luta diante deste posicionamento do Governo. O sindicato almeja a elaboração de uma agenda periódica de reuniões entre técnicos, servidores, gestão do Centro e SST/SC, para o melhor andamento dos trabalhos diários e para que também sejam cessadas as dúvidas quanto às devidas atividades referentes a cada cargo, o que não acontece atualmente.

O mapeamento das reais condições de trabalho também deverá ser um dos pontos de pauta, assim como o afastamento dos integrantes da área administrativa do Centro Educacional São Gabriel. Esta última situação deixa os servidores e técnicos em situação de vulnerabilidade diária, posto que os internos já não são mais adolescentes e tornam-se agitados quando em crise. O sindicato estará acompanhando essas e outras questões nos próximos meses e fornecerá todo o apoio pessoal e jurídico aos trabalhadores filiados.