PSD e PSL disputam o Governo de Santa Catarina no segundo turno
Com um resultado que contrariou as pesquisas eleitorais, o segundo turno para o governo de Santa Catarina será disputado pelos candidatos Gelson Merísio (PSD) e Comandante Moisés (PSL). A votação para o segundo turno acontece no dia 28 de outubro.
O cenário das pesquisas recentes apontava Merísio, Moisés e Décio Lima (PT) tecnicamente empatados, se considerada a margem de erro. Moisés aparecia com quatro pontos percentuais e surpreendeu ao chegar no segundo turno para disputar com Merísio.
A diferença entre os dois candidatos que vão ao segundo turno é de um percentual inferior a 2%, o que pode significar uma disputa acirrada no Estado. Confira os números:
Camasão (PSOL) – 2%
Comandante Moisés (PSL) – 29,72%
Décio Lima (PT) – 12,78%
Gelson Merisio (PSD) – 31,12%
Ingrid Assis (PSTU) – 0,28%
Jessé Pereira (Patriota) – 0,37%
Mauro Mariani (MDB) – 23,21%
Portanova (Rede) – 0,52%
Brancos – 6,14%
Nulos – 8,86%
Quem é quem?
Comandante Moisés é bombeiro militar e nunca foi eleito para nenhum cargo público. Ele concorre pelo Partido Social Liberal (PSL), que pertence à base do governo Temer. Os integrantes do PSL deram votos mistos em pautas como a Reforma Trabalhista e na PEC do Teto de Gastos, votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff e pelo arquivamento das denúncias criminais contra Michel Temer.
Gelson Merísio é formado em administração de empresas. Seu currículo na vida pública inclui o cargo de vereador e, desde 2005, exerceu mandato como deputado estadual. Ele concorre pelo Partido Social Democrático (PSD), que demonstrou apoio ao governo Temer em diversas pautas, como o impeachment de Dilma Rousseff e pelo arquivamento das denúncias criminais contra Michel Temer. Maioria dos deputados também votaram a favor da Reforma Trabalhista e da PEC do Teto de Gastos. Este partido governou Santa Catarina nos últimos anos através das figuras de Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira.
A derrota de Raimundo Colombo
Ex-governador renunciou e passou seu mandato para o vice no início do ano com a ambição de se tornar Senador. Quase chegou lá, mas quem ocupará as vagas no Senado por Santa Catarina são Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR).